top of page
Alimentos com história

Quando comer a sua sardinha em cima da broa, acompanhada de batatas cozidas e da salada de tomate e pimentos, lembre-se que foram precisas longas viagens na época dos Descobrimentos para que o milho para a broa, a batata, o tomate e o pimento pudessem entrar nos nossos hábitos alimentares.

 

O tomate, a batata, o milho e o pimento são originários da América do Sul. O primeiro tipo de tomateiro assemelhava-se mais ao tomate de tamanho cereja do que às variedades maiores. Os conquistadores espanhóis que vieram para o México logo após a descoberta de Colombo do Novo Mundo "descobriram" o tomate e trouxeram as sementes para a Espanha, e assim foi a introdução do tomate na Europa.

 

Embora o uso de tomate fosse comum por toda a Europa no século XVI, não era originalmente um alimento muito popular porque muitas pessoas tinham a crença de que o tomate era venenoso, uma vez que era um membro da família nightshade mortal.

 

A batata veio da América do Sul e é cultivada em todo o mundo devido aos seus tubérculos comestíveis. Foi trazida para a Europa mais como uma curiosidade botânica do que como um alimento mas com o passar do tempo, o consumo cresceu e expandiu-se o seu cultivo e é hoje um alimento base.

 

O milho de origem indígena caribenha, significa "sustento da vida" foi a alimentação básica de várias civilizações nativas importantes ao longo dos séculos.
Os Maias, Astecas e Incas veneravam este cereal tanto na arte, como na religião. O milho tem representado e continua a desempenhar um papel vital em culturas nativas. É utilizado não só o sustento como alimento, mas também como abrigo, combustível e para decoração.


O pimento com as sementes de uma variedade selvagem, que datam de 5000 a.C. foi trazido para todo o mundo pelos exploradores Espanhóis e Portugueses. Devido ao facto dos pimentos serem plantas muito adaptáveis, podendo ser cultivadas em climas tropicais, bem como são alimentos muito versáteis, o seu cultivo e utilização em diferentes cozinhas espalhou-se rapidamente por muitas partes do mundo.


De nosso afinal, só mesmo a sardinha….

 

Rodrigo Ramalho

Turma do 5.º B   |   Maio de 2013

Publicidade

bottom of page